O talento paraense foi reconhecido e terá uma chance de fazer parte do maior evento esportivo do mundo, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A atleta de ginástica artística, Andreza Lima, foi convocada para a competição pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), com o anúncio realizado no último domingo (23), data célebre pelo Dia Mundial do Desporto Olímpico e do Atleta Olímpico. Aos 17 anos, a atleta natural de Belém aparece atualmente na lista de suplentes para representar o Time Brasil, na França.
A jornada de Andreza no esporte iniciou em 2015, com apenas sete anos de idade, através de um vídeo da Dayane dos Santos no YouTube. De lá para cá a jovem conseguiu fazer parte do Talentos Esportivos, programa de incentivo do Governo do Estado Pará por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL), o que possibilitou disputar competições importantes a nível estadual, regional, nacional e também internacional.
No último mês de maio, Andreza Lima conquistou três medalhas no Pan-Americano de Ginástica de Santa Marta, na Colômbia. Na ocasião, foram uma de ouro, uma de prata e uma de ouro, todas na categoria adulto.
Desde 2021 fazendo parte do grupo de atletas da Seleção Brasileira, a jovem atleta paraense celebrou o momento. “Feliz e realizada, sentimento que o trabalho está em construção a cada dia. Comemorar o Dia do Atleta Olímpico com a convocação, a emoção vai a mil”, disse.
A mãe da convocada, Flávia Lima, ressalta a emoção de ver o nome da filha na lista dos selecionados para defender a bandeira verde e amarela. “Realização de um sonho. O sentimento de gratidão e esperança que muitas coisas boas estão por vir”, destaca a mãe de Andreza.
PARA ENTENDER
A equipe feminina conta com sete atletas, cinco titulares e duas reservas. Dentre as titulares, estão Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Andreza de Lima e Carolyne Pedro acompanharão a equipe no tempo de preparação como suplentes.
A convocatória masculina tem quatro ginastas, dois titulares e dois reservas. Os dois principais, Arthur Nory e Diogo Soares, juntamente do reserva Caio Souza, treinarão como preparação na França. Yuri Guimarães permanecerá em treinamento no Brasil e só integrará a delegação no país europeu se necessário.
Fonte: Matheus de Oliveira/Diário do Pará/DOL