Odesmatamento na Amazônia é um problema complexo que afeta não só o Brasil, mas todo o planeta devido ao papel crucial da floresta amazônica na regulação do clima global e na preservação da biodiversidade.
Nesta quarta-feira (26/06), a Polícia Federal em Santarém deflagrou a Operação Surtur, visando combater o desmatamento criminoso de mais de 15 mil hectares na zona rural do município de Castelo dos Sonhos, no centro da Amazônia Legal.
Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Progresso/PA, Castelo dos Sonhos/PA e Sinop/MT, além de ordens de sequestro de bens em valor superior a 630 milhões de reais, todos expedidos pela Justiça Federal da Subseção de Itaituba/PA, contra diversos suspeitos dos crimes investigados.
Durante as investigações, identificou-se que várias fazendas contíguas, em nome de diferentes pessoas, tiveram suas florestas intensamente desmatadas, caracterizando uma ação de desmate em bloco, ou seja, uma decisão comum entre os posseiros dessas áreas, dada a dimensão e rapidez dos desmatamentos.
Durante a operação, um homem foi preso em flagrante por porte de arma de fogo em Novo Progresso. Além disso, foram apreendidas uma pistola Taurus 9mm, modelo G2C, e um revólver Taurus calibre 38, modelo Bulldog de 5 tiros.
A maior parte da área desmatada ilegalmente foi posteriormente queimada. Em decorrência disso, o nome da Operação é "Surtur", gigante de fogo na mitologia nórdica.
Fonte: Fonte:Polícia Federal/Thayná Coelho/DOL