Ao longo do fim de semana do dia dos Pais (10 e 11 de agosto), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade a suas campanhas de doação em Belém e em suas demais unidades regionais. Foram registradas 253 doações de sangue, das quais poderão beneficiar até 1.012 mil pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.
A Fundação Hemopa celebrou o Dia dos Pais, por meio do incentivo à doação de sangue e do comprometimento com as necessidades da comunidade em relação à cobertura transfusional e hemoterápica. Nesse sentido, o Hemocentro coordenador em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, concluíram suas atividades do fim de semana com 105 bolsas coletadas dos 128 comparecimentos coletados.
Enquanto isso, o Hemocentro Regional de Santarém finalizou suas ações de captação do fim de semana com 23 coletas de sangue efetuadas e 27 voluntários atendidos. Já as equipes multiprofissionais das unidades regionais de Tucuruí e Altamira registraram 57 bolsas de sangue dos 63 doadores que compareceram às campanhas.
No sábado (10), o Hemocentro Regional de Marabá realizou a 1ª Campanha de Doação de Sangue e Cadastramento de Medula Óssea, na Unidade Básica do município de Brejo Grande do Araguaia. A ação resultou na coleta de 68 bolsas de sangue, sendo registrados 84 comparecimentos e 08 cadastros de medula óssea.
A Política Estadual do Sangue coordenada pela Fundação Hemopa garante o atendimento de qualidade à população paraense, por meio dos serviços hemoterápicos e hematológicos oferecidos pelos Hemocentros, Núcleos de Hemoterapia e Agências Transfusionais ao longo do Pará.
As campanhas de fim de semana são uma peça essencial na garantia do atendimento para assegurar o acesso aos serviços de Hemoterapia e Hematologia de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)
Critérios para a Doação de Sangue - Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde, bem alimentados e apresentar documento de identidade com foto no momento da doação. Para os menores de idade, a autorização dos pais é obrigatória.
“Precisamos que as pessoas tenham a doação de sangue como um hábito. Cada doação pode salvar até quatro vidas”, destaca Regiane Dias, assistente social do Hemopa.
O Hemopa está aberto para doações de segunda a sábado, das 7h30 às 13h, oferecendo mais oportunidades para quem deseja contribuir. O Hemocentro está localizado na Avenida Frei Vicente, 696, bairro Aeroporto Velho.
Fonte: Agência Pará/Roma News