Os rios do Pará e da região Amazônica num geral podem ser perigosos por vários motivos: desde as correntezas até mesmo a ataques de piratas e sequestradores.
A lancha "Expresso Fonseca", que estava desaparecida desde a última segunda-feira (19), após transportar passageiros entre os municípios de Gurupá e Porto de Moz, no oeste do Pará, foi encontrada na tarde desta terça-feira (20) pela Polícia Federal. A embarcação estava em um rio próximo à comunidade de Anauerapucu, distrito do município de Santana, no estado do Amapá. As autoridades seguem em busca dos suspeitos envolvidos no roubo da lancha.
A operação de busca e recuperação da embarcação foi conduzida pelo Grupo de Polícia Marítima da PF (GEPOM), com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Companhia Fluvial. Até o momento, detalhes sobre como os agentes localizaram a lancha não foram divulgados. No entanto, as investigações continuam para identificar e capturar os responsáveis pelo crime.
Passageiros foram deixados para trás por suspeitos
O desaparecimento da lancha ocorreu durante a travessia entre Gurupá e Porto de Moz. Os passageiros foram encontrados na manhã desta terça-feira (20) por pescadores, em um trecho do rio que liga os dois municípios. De acordo com informações, a embarcação foi sequestrada por pelo menos três indivíduos, identificados como "piratas", que abandonaram os passageiros no local. As vítimas foram resgatadas e levadas para Gurupá.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Durante a tarde, a Polícia já havia mobilizado uma equipe para transportar os passageiros até a delegacia, onde prestariam depoimento sobre o ocorrido. Em nota, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que a lancha pertence ao estado do Amapá e que os suspeitos já foram identificados, embora ainda estejam foragidos.
Leia a nota na íntegra:
"A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que os 23 passageiros da embarcação foram localizados na Ilha de Moju, no município de Gurupá, e resgatados pela Polícia Civil do Estado. A embarcação foi localizada pela Polícia Federal e Batalhão Fluvial do Amapá na entrada do Rio Vila Nova, próximo da comunidade do Anauerapucu, município de Santana-AP e será apresentada à Polícia Civil para as próximas diligências. A Polícia Civil segue com as investigações para localizar os três suspeitos já identificados"
Fonte: A voz do Xingu/Laura Vasconcelos/DOL