No próximo domingo (13) acontece o tão aguardado Círio de Nossa Senhora de Nazaré e muitas pessoas vêm de outros municípios e estados do país para prestigiar a maior festa religiosa do Brasil.
Como forma de garantir a prevenção contra surtos de gripe e doenças infectocontagiosas a quem chega na capital paraense, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) instalou um posto de vacinação na área de desembarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Belém.
A imunização estará disponível de 7 a 11 de outubro e contará com atendimento 24 horas, garantindo que todos o que que chegam à capital paraense tenham a oportunidade de se vacinar.
Conforme a coordenadora de Imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, a campanha é essencial para evitar surtos de doenças que podem ser prevenidas com os imunizantes. “A ação de vacinação no Aeroporto tem como principal objetivo aproximar a população da imunização. Estamos oferecendo vacinas para os passageiros que desembarcam. Este é um momento importante para prestar um serviço essencial à população e reforçar a mensagem de que vacinas salvam vidas”, destacou.
Considerado um dos maiores eventos religiosos do Brasil, o Círio aumenta consideravelmente a circulação de pessoas na Região Metropolitana de Belém, incluindo turistas de diversas regiões. A Sespa busca garantir a atualização do esquema vacinal e a proteção contra doenças imunopreveníveis, facilitando o acesso às vacinas, especialmente para aqueles que chegam à capital paraense durante a Festividade. Estarão disponíveis as vacinas dT (duplo adulto - Difteria e Tétano), Covid-19, Influenza, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Hepatite B.
A vacina é voltada não apenas para chegar a Belém, como também à população local para assim garantir que as pessoas estejam com a imunização em dia, evitando a propagação de doenças durante as celebrações.
A secretaria de saúde reforça ainda que especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades, aproveitem a oportunidade de se vacinar durante o evento.
Fonte: Letícia Corrêa-Agência Pará/DOL