As chuvas devem começar a cair com maior frequência em todo o Pará neste mês de novembro. Essa é a previsão do tempo e do clima do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para várias regiões do Estado. De acordo com o meteorologista do Inmet, José Raimundo Abreu, as temperaturas altas com sol devem perdurar até aproximadamente o dia 10 deste mês. Do dia 15 em diante, haverá mudanças, com as chuvas mais presentes a partir do final da primeira quinzena.
'Acredito que, a partir do dia 12, já haverá mais condições de nuvens no céu na Região Metropolitana de Belém. E, a partir do dia 15, começarão as chuvas mais frequentes. Até o dia 10, o tempo continua semelhante ao mês de outubro, com poucas chuvas e pancadas de curta duração. Mas, a partir do dia 15, a população já pode esperar uma mudança significativa nas condições para ocorrência de chuvas, e as temperaturas devem diminuir. Até lá, as chuvas e as temperaturas ainda estarão irregulares. Tem dias em que está fazendo 35ºC, 36ºC, 36,5ºC, e, em outros, quando há cobertura de nuvens, as temperaturas estão em 33ºC e 34ºC, fato que ocorreu nos últimos dois dias', explicou José Raimundo.
O mês de outubro terminou com uma chuva forte na última quarta-feira (30/10), quando foi registrado 28,6 mm, um índice considerado alto. O total de chuvas em outubro encerrou com uma média de aproximadamente 81 mm, abaixo do esperado, que era 135,8 mm, representando 81% da média histórica do mês. 'A chuva de ontem foi atípica', destacou.
'A primeira chuva deu 6,4 mm e a segunda deu 22,2 mm, sendo praticamente a maior chuva do mês de outubro na Região Metropolitana de Belém. O mês de outubro foi de muitas chuvas, porém com distribuição muito irregular. Chuvas de forte intensidade foram verificadas na periferia de Icoaraci até Ananindeua e Marituba, mas Belém teve pouca ou nenhuma chuva. A chuva de ontem [quarta-feira] foi pouca em Ananindeua', explicou.
Para o feriado de Finados, celebrado neste sábado, dia 2 de novembro, a previsão é de pancadas de chuva de curta duração no período da tarde. Não há nenhum fenômeno significativo atuante para que ocorram chuvas intensas no sábado.
Na região sul do Pará, as chuvas mais intensas já começaram. Nos municípios de Conceição do Araguaia, Redenção e Santa Maria das Barreiras, bem como em grande parte do sul, sudeste e sudoeste do Pará, está ocorrendo uma zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nuvens que atravessa o Brasil do sudeste do Amazonas até o Pará. 'Essa faixa de nuvens está causando trovoadas em grande parte da região do Pará e tempestades até intensas. Isso vai persistir até hoje e amanhã. O maior volume de chuvas já começou com o período chuvoso no sul do Pará', apontou José Raimundo.
'O sul do Pará já iniciou o período chuvoso, e vai começar a ter chuvas mais frequentes, eliminando qualquer foco de calor na região. A umidade, que estava baixa, vai aumentar', complementa. Os municípios de Marabá, Rondon do Pará e Dom Eliseu também começarão a ter chuvas mais frequentes. José Raimundo atesta que o período seco da região de Marabá já terminou. As temperaturas na região cairão das oscilações de 37ºC, 38ºC e 39ºC para 33ºC e 34ºC.
A zona de convergência do Atlântico Sul, juntamente com a alta da Bolívia, trará chuvas para a região sul, sudeste e também para o Alto Tapajós, como no município de Itaituba. Os rios Xingu e Tapajós devem começar a se recuperar com o aumento das chuvas nas regiões. 'Os fenômenos meteorológicos vão resultar em três a quatro dias de chuvas contínuas', assegura.
Fonte: Vito Gemaque/OLiberal