O Paysandu coleciona grandes momentos na história do futebol brasileiro e sul-americano, ao ponto de figurar entre os maiores clubes do continente.
Nesta segunda-feira (16), a Conmebol divulgou o ranking de clubes após o encerramento das competições continentais, entre elas, Libertadores e Sul-Americana. Nisso, o clube bicolor aparece entre os maiores do continente.
De acordo com o ranking, o Papão aparece na posição 188 com 48 pontos somados. A pontuação é referente a participação do clube paraense na Libertadores de 2003, competição na qual o clube chegou às oitavas de final.
A campanha do Papão naquele ano foi de cinco vitórias, dois empates e uma derrota. O time ficou invicto na primeira fase no grupo que tinha Sporting Crystal, Cerro Porteño e Universidad Católica, mas acabou caindo para o Boca Juniors, que acabaria sendo campeão do torneio naquele ano.
Embora tenha sido eliminado pelo clube argentino, o Paysandu venceu dentro da mística La Bombonera, em 24 de abril de 2003, um dia que jamais será esquecido pela torcida alviceleste.
A liderança do ranking é do Palmeiras, seguido de River Plate, Boca Juniors, Flamengo e Nacional-URU. Atual campeão da Libertadores, o Botafogo é apenas o 49º colocado.
Fonte: Diego Beckman/DOL