O Pará aparece na lista dos 10 estados com mais casos de HIV do país, de acordo com informações do Boletim Epidemiológico do Brasil. O influenciador Lucian Ambrós, da página Posithividades, publicou um vídeo chamando atenção para o caso.
O estado aparece em 4º lugar na lista negativa, que é liderada por Roraima. Um fato que chama atenção é as primeiras posições todas ocupadas por estados da Região Norte, Amapá aparece em terceiro e Amazonas na segunda posição.
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico, enfraquecendo as defesas naturais do corpo. O vírus afeta as células do sistema imunológico, especialmente os linfócitos T CD4+, essenciais para combater infecções.
Com o tempo, se não tratado, o HIV pode levar à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), um estágio avançado da infecção em que o sistema imunológico está severamente comprometido.
No Pará, a Sespa e o Governo do Estado realizam mobilizações esporádicas para a prevenção de HIV e Aids, na tentativa de combater a doença e diminuir os casos no estado.
Fonte: Roma News